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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exercício IV - Velocidade e Abertura

Olá, caros leitores que acompanham este blog!
Como têm passado, presente e futuro?

Hoje apresentaremos um exercício muito bacana e divertido no que tange ao universo fotográfico:
a "brincadeira" (séria!) com o uso da velocidade do obturador e a abertura do diafragma.

É necessário entender a relação direta entre essas duas funções de uma câmera fotográfica para que se obtenha o efeito desejado, por exemplo, em uma foto onde o movimento precisa ser congelado sem que haja um borrão.
Tomemos por exemplo a imagem a seguir:

Imagem 01 - Movimento Congelado


Câmera: NIKON D7000
f 7.1 - 1/1250 s - ISO 800
Velocidade do obturador alta e uma pequena abertura do diafragma: movimento congelado.

Com uma velocidade muito menor (maior tempo para a captura da imagem) e uma abertura também menor que a da imagem acima, temos o efeito a seguir:

Imagem 02 - Movimento Borrado


Câmera: NIKON D700
f 22 - 1/13 s - ISO 100


Na imagem acima, o borrão do movimento é evidente. O motivo em movimento não é capturado de forma nítida e até mesmo o segundo plano sofre essa alteração.

Verifiquemos, pois, a captura de uma chama de fósforo no momento em que se acende um palito:

Imagem 03 - Movimento Congelado
 
Câmera: NIKON D700
f 4.5 - 1/500 s - ISO 6400


As quatro imagens da colagem acima têm as mesmas especificações. Notem que o ISO foi aumentado consideravelmente em relação às duas primeiras imagens exibidas neste post. Isso se deve ao fato do ambiente estar mal iluminado e a necessidade de se obter a devida nitidez e o congelamento dos movimentos da chama.

Agora, apresentaremos a grande sensação do momento: o light painting. Numa tradução livre, o termo significa "pintura com a luz". É isso mesmo, meus caros.
Para entender o light painting, tenhamos em mente o processo de construção da imagem.
A princípio, parece fácil. E, realmente, só parece.
Fizemos alguns experimentos, ajustando a relação entre a velocidade do obturador e o tempo de abertura do diafragma foto após foto, até chegar em algumas composições que serão mostradas a seguir:

Imagem 04 e 05 - Light Painting
 
Câmera: Sony DSC HX-1
f 5.6 - 20 s - ISO 400 

 
Câmera: NIKON D7000
f/14 - 15 s - ISO 200
 

 Extras 

E como foi uma tarefa com bastante liberdade de criação e produção, fizemos mais algumas imagens:

Câmera: SONY DSC-HX1
f 2.8 - 30 s - ISO 200

Câmera: SONY DSC-HX1
f 5.6 - 30 s - ISO 200



Conclusão:
É divertido, interessante e garante várias possibilidades de criação.
Fazer composições abstratas é mais fácil. No entanto, em se tratando de projetar e desenhar determinadas formas, deve-se ter maior atenção e, também, coordenação motora.

P.S. Gostaríamos de fazer um agradecimento a Luiz Henrique (irmão de Jamile) pelo apoio e ajuda na realização de parte do trabalho. Valeu, "amígosss"!

Câmera: NIKON D7000
f 14 - 10s - ISO 320


Até a próxima, pessoal! :-D

2 comentários:

  1. Super explicadinho, fácil de entender e fazer. Gostei muitooooo

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  2. Adoramos ! Light Painting super legal ! Jamile da próxima vez use capacete !

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