Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exercício VIII - Vanguardas Históricas: Dadaísmo e Surrealismo.

Olá pessoal! 
Este post faz parte da série de fotografias das Vanguardas Históricas.
Desta vez, falaremos das principais características do Dadaísmo, do Surrealismo e suas respectivas composições fotográficas.

O dadaísmo foi um movimento artístico iniciado durante a primeira guerra mundial, formado por um grupo de escritorespoetas e artistas plásticos. O nome dada foi escolhido para marcar o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem, para simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à guerra e  aos padrões da arte estabelecida na época.

A seguir, o resultado obtido para a foto dadaísta:


Escova de dente

Câmera Nikon D70, f/5, 1/80s, ISO 1000.

Esta foto deixa clara a intenção non-sense dos dadaístas: utilização de objetos industrializados, ou ready-made. ready-made é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.

Agora,  a apresentação de uma das vanguardas mais famosas no que diz respeito à composição da imagem: o surrealismo. Foi um movimento artístico e literário nascido no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne, tambémartistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. 

Abaixo, o resultado obtido para a composição surrealista:


 Reflex(ã)o

Câmera Sony DSC-S930, f/4,3, 1/400s.

Numa manhã chuvosa, no pátio do CAHL, foi observado uma poça d'água em uma forma peculiar e surgiu o ímpeto de fotografá-la sob um novo ângulo. A ideia do salto congelado surge com o propósito de trazer, em reflexo, a alegria e espontaneidade do motivo representado. O título remete à ideia de reflexo propriamente dito e também ao ato de refletir, no sentido de reflexão (pensamento). Eis o propósito surrealista na fotografia: a distorção da imagem, sob um novo ângulo e perspectivas já conhecidas acabam por direcionar o olhar para um novo mundo que se apresenta,  remetendo a uma realidade que só existiria no campo dos sonhos,  do inconsciente.


Encerra-se aqui mais um exercício interessante de composição fotográfica com base nas Vanguardas Históricas.
Até "a próxima"!

Um comentário: